segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

PINTASSILGO PORTUGUES

Carduelis Carduelis" Pintassilgo Português

carduelis_carduelisFazenda Visconde

DISTRIBUIÇÃO Europa, Ásia Central e Ocidental e África Setentrional DIMENSÕES Entre 12 e 17 centímetros,A_Q_U_I___I_M_A_G_E_N_S aproximadamente.
DISTINÇÃO ENTRE OS SEXOS Não é fácil detectar as diferenças entre os dois sexos. Um olhar treinado é capaz de estabelecer a distinção através de pormenores.
De um modo geral, os machos possuem um bico ligeiramente mais longo e a mancha vermelha na cabeça é tendencialmente mais prolongada. Nos machos, a curvatura das asas são pretas, ao passo que nas fêmeas são acastanhadas. Tanto o macho como a fêmea são bons cantores.
CARACTERÍSTICAS SOCIAIS De um modo geral estas aves adaptam-se muito bem à vida em viveiro misto e, habitualmente, tem um convívio amistoso com outras aves da mesma espécie.
Se pretender obter bons resultados na criação, é aconselhável manter um casal de outras aves que não possam perturbar. Não mantenha esta espécie em coabitação com canários, uma vez que estas duas espécies criam híbridos.
ALOJAMENTO ADEQUADO Pode criar pintassilgos num viveiro espaçoso ao ar livre ou num viveiro ou gaiola em recinto fechado. É importante que o alojamento possua plantas em abundância, para que as aves se sintam mais confortáveis. As plantas perenes são as mais apropriadas. Uma gaiola para aves,é um local excelente para criar estas aves.
TEMPERATURA AMBIENTE Os pintassilgos estão perfeitamente adaptados ao nosso clima, mas necessitam de um abrigo apropriado durante o inverno. Se o viveiro estiver protegido do vento e tiver vegetação em abundância, não será necessário proceder a quaisquer adaptações.
ALIMENTAÇÃO A alimentação base destas aves pode consistir numa mistura de sementes para aves canoras mas também apreciam as chamadas sementes de viveiro, uma mistura que consiste numa grande variedade de sementes.
Estas aves, também necessitam de areia em quantidade suficiente, para que possam satisfazer as suas necessidades digestivas. Estas aves são muito apreciadoras de sementes de alpiste e Níger, que pode dar-lhes com toda a segurança. Também comem pequenos insetos, alimentos à base de ovos, frutas e verduras.
ATIVIDADES De um modo geral, os pintassilgos são aves muito ativas e gostam de passar muito tempo entre e vegetação. Os machos são donos de um canto muito belo e distinto. As fêmeas também cantam, mas o seu canto é ligeiramente menos fascinante.
CRIAÇÃO O ninho é construído num ponto alto do viveiro se possível num arbusto denso. No entanto, estas aves também podem utilizar caixas de ninhos. Dão preferência aos materiais de cores claras para a construção dos ninhos, tais como a lã de ovelha.
Os pintassilgos têm uma postura média de três a seis ovos. Este tem uma cor azul-clara com manchas castanhas e são chocados pela fêmea durante 13 a 15 dias, em média. Após as crias nascerem, mas de preferência no período imediatamente anterior, pode alimentar estas aves com pequenas quantidades diárias de insetos em diversos estágios de desenvolvimento (lava, ovos, ninfas), além da habitual mistura de sementes.
Pode também dar-lhe alguns alimentos verdes, sementes germinadas, alimentos à base de ovos e frutos. No que diz respeito às proteínas, habitualmente, preferem bicho de farinha. A plumagem surge nas crias após um período compreendido entre duas e três semanas.
Posteriormente, são sustentadas e alimentadas pelos progenitores – mas sobretudo pelo macho – durante um período semelhante, até estarem aptas cuidar de si próprias. Então, as crias não possuem ainda as cores definitivas, o que só acontece passadas duas semanas. Os pintassilgos que apresentem boas condições físicas podem dar início a uma nova ninhada logo o crescimento das crias.

MUTAÇÕES Tem ocorrido e sido preservada diversas mutações cromáticas. Algumas dela são castanhas, cor de ágata, pastel, amarelo-claro, branco, de pescoço branco (malhada), ventre amarelo e variações na mascara.
POR MENORES COMPLEMENTARES Existem diversas subespécies de pintassilgos. As espécies mais divulgadas na criação são o pintassilgo pequeno e pintassilgo grande (cardueles major). O pintassilgo é uma espécie protegida. Existem requisitos e restrições legais relativamente a criação e ao comercio destas aves.